domingo, 22 de agosto de 2010

Resenha ( Filme quarto Poder e o Documentário Muito Além do Cidadão Kane,




Na apresentação de uma interpretação de uma forma sintética sobre o filme “quarto poder” onde o mesmo no transmite varias interpretações do papel da mídia na sociedade, onde podemos aperfeiçoar vários questionamentos para enriquecer o nosso entendimento, podemos destacar que o mesmo nos faz refletir sobre o papel e o poder de influência da imprensa na formação de opinião e imagem de um individuo e uma sociedade . Onde, em vários momentos nos mostra que é impossível não pensar na atitude de irresponsabilidade dos profissionais da imprensa que ferem a ética em busca de um furo e de pontos de audiência. Temos como os principais personagem do Filme O Quarto Poder o repórter Max Brackett , num dia comum, em que ele cobria uma matéria em um museu sobre a falta de pagamento dos funcionários, o ex-funcionário Sam Baily invadiu o lugar e fez de reféns algumas crianças. E isso, acontecia quando o mesmo estava no banheiro, viu que não poderia perder a oportunidade de fazer uma matéria exclusiva e fez seus contatos com o jornal onde ele trabalhava. Mas a notícia foi se espalhando e várias emissoras de TV já estavam em frente do museu, prontas para saberem mais sobre o que estava acontecendo lá dentro. O repórter ofereceu ajuda a Sam dizendo que poderia limpar sua barra, cobrindo a matéria e provando que ele era inocente. Na realidade o repórter estava preocupado nos pontos de audiência ou no seu interesse pessoal, ou seja, os interesses em jogo no filme revelam um conflito que coloca em risco a segurança de pessoas para satisfazer às necessidades da indústria da televisão.
Levando em consideração que o público televisivo não gosta apenas de histórias de sexo e violência.” Partindo deste princípio, existem milhares de profissionais da imprensa fazendo todo o possível para levar a leitores e espectadores histórias que nem sempre condizem com o que a mídia expõe. Existe alguma relação entre os interesses individuais e a conduta ética de cada um deles? Para mim o interesse de Sam é justificável, porém a sua atitude não condiz com uma pessoas de ética correta, e muito menos Brackett, que se torna um oportunista, para conseguir divulgar seu trabalho na mídia, embora que o resultado tenha sido desastroso.
A todo momento observamos que no filme a mídia tem um papel essencial, pois graças a mesma Sam cometeu suicido, e Brackett realizou o quanto almejava.
Observando os fatos ocorridos no filme, comparando a realidade é visível a semelhança que acontece com as pessoas, muitas vezes são obrigados a optar pelo mundo do crime, da violência para sobreviverem, outras pessoas em busca de sucesso cometem as maiores atrocidades, sem preocupar-se com o resultado de suas ações. Após assistir o filme e o documentário, me conscientizo que a mídia nos auxilia, ou seja nos dar informações, mas da mesma forma induz a sociedade a fazer o que ela impõe, muitas vezes deixando a mesma com um resultado desastroso como o ocorrido no filme, tanto no filme quanto no documentário é visível o poder de influência que a mídia exerce sobre a sociedade, com base nos relatos do documentário percebi que todas as emissoras têm exercido um poder sobre o que divulgam, mas em especial a rede globo de Roberto Marinho, portanto, concluo ciente de que a mídia tem um papel fundamental na formação da sociedade, por isso temos que saber de que forma absorvemos os conteúdos divulgados pela a mesma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário